As inscrições estão abertas para o I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Públicaidealizado com o intuito de promover, entre educadores, um diálogo inspirador e encorajador para boas práticas. O desejo de contribuir de forma significativa para a prática do professor da Escola Pública relaciona-se ao entendimento de que o compromisso desse profissional é essencial para o sucesso da aprendizagem e da permanência dos alunos na escola, que são objetivos perseguidos pelo movimento #TamoJunto9ºano.


O movimento #TamoJunto9ºano reúne diversos atores do setor público e privado, com o interesse comum de incentivar jovens estudantes a permanecerem na escola até, pelo menos, o término do ensino médio. O público-alvo do movimento, até 2018, foram alunos do 9º ano das redes públicas de ensino dos municípios de São Gonçalo e Niterói.

Em 2019, o movimento pretende se lançar a novos desafios: agregar alunos de outros anos e redes ao público-alvo, e, finalmente, voltar-se a um ator de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem: o professor.

Com uma programação que se pretende rica e diversificada, o evento contará com palestras; debates; relatos de experiência de boas práticas (com emissão de certificados de apresentação); além de mesa com representantes de diferentes instituições implicadas no desenvolvimento da qualidade da educação nos territórios de Niterói e São Gonçalo, como unidades de educação básica, secretarias de educação, universidades e organizações privadas e não-governamentais.

As organizações articuladoras do movimento #TamoJunto9ºano são o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED -SG), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus São Gonçalo e Paiol Cultural.

Data:10 de abril de 2019
Horário:
9h às 18h,
Local:
Uerj – FFP (Rua Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ)
Inscrições gratuitas: 
https://goo.gl/forms/I4GAmQwMopUI3eem1

Emissão de certificados para todos os participantes!







Apresentação de trabalhos

Profissionais da área de educação que atuam em instituições públicas, privadas ou organizações não governamentais podem se inscrever gratuitamente para a apresentação de relatos de experiências de boas práticas em educação. As boas práticas a serem apresentadas devem se encaixar em um dos eixos abaixo:



Eixo 1: Tecnologias e Inovação
Este eixo agrupa os relatos de boas práticas educativas relacionadas ao uso de tecnologias e/ou inovações aplicadas ao ensino com o advento das ferramentas digitais.

Eixo 2: Inclusão e Diversidade
Este eixo agrupa os relatos de boas práticas educativas que abordam a diversidade como parte constitutiva da sociedade e reconhecem a inclusão como um movimento educacional, social e político em defesa do direito da participação social de todos os estudantes.

Eixo 3: Linguagens
Este eixo agrupa os relatos de boas práticas educativas que se relacionem com a capacidade humana de articular e produzir significado às diferentes linguagens (verbais ou não-verbais).

Eixo 4: Projetos e Programas
Este eixo agrupa os relatos de boas práticas educativas associadas a projetos e programas de fomento à educação.

Para os interessados em apresentar relatos de experiências, é obrigatório que, no ato da inscrição, seja enviado um resumo do projeto ou experiência de boas práticas. O resumo apresentado deve conter o título da boa prática e explicitar:
- os objetivos gerais do
 projeto- desenvolvimento da prática pedagógica(onde, quando e a forma como foi proposto/realizado)
- o caráter
 interdisciplinar- os resultados obtidos

M
áximo de 2000 caracteres, contando com o título.


Inscreva-se: 
 https://goo.gl/forms/I4GAmQwMopUI3eem1

AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E SERÃO CONFIRMADAS POR E-MAIL ATÉ O DIA 03/04/19. A PRIORIDADE SERÁ PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 


Programação

I Seminário Intersetorial pela Valorização da Educação Pública

9h – Credenciamento

9h20min 
Abertura com Apresentação Cultural com a Profa. Dra. e Poetisa Liliane Balonecker

9h45min 
Palestra de Abertura “Os Desafios do Papel Docente na Educação da Atualidade”.

11h30min 
Espaço para discussão

12h – Almoço

14h – Relatos de Boas Práticas

Eixo 1: Tecnologia e Inovação

Eixo 2: Inclusão e Diversidade

Eixo 3: Linguagens

Eixo 4: Projetos e Programas

15h40min – ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Coffee Breack

16h  - Exibição do Vídeo Participativo

16h10min 
Mesa “As Relações Intersetoriais para Valorização da Educação Pública”

17h20min - Espaço para discussão

17h40min 
Encerramento


Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/I4GAmQwMopUI3eem1


0 comentários:

Postar um comentário