quarta-feira, 3 de abril de 2019

Realizamos o I Seminário Intersetorial pela Valorização da Educação Pública com o intuito de promover um diálogo inspirador e encorajador para a Educação Pública. Com uma programação rica e diversificada, o evento contará com palestras; debates; relatos de experiência de boas práticas; além de mesa com representantes de diferentes instituições implicadas no desenvolvimento da qualidade da educação nos territórios de Niterói e São Gonçalo! 





Confira a programação completa do I Seminário Intersetorial pela Valorização da Educação Pública e se inscreva através do link http://bit.ly/seminariotamojunto  

I Seminário Intersetorial pela Valorização da Educação Pública
10 de Abril de 2019 – 9h às 18h

9h – Credenciamento

9h20min – AUDITÓRIO PRINCIPAL
Exibição do Vídeo Participativo

9h35min – AUDITÓRIO PRINCIPAL
Apresentação Cultural com a Profa. Dra. e Poetisa Liliane Balonecker

10h – AUDITÓRIO PRINCIPAL
Palestra de Abertura “Os Desafios do Papel Docente na Educação da Atualidade”.
Leonardo Boff -
Cursou Filosofia em Curitiba e Teologia em Petrópolis. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique (Alemanha), em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, Franciscanos, em 1959.
Foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano, e professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).
É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.
Em 1993, foi aprovado em concurso para professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

11h45min – AUDITÓRIO PRINCIPAL
Espaço para discussão

12h15min – Almoço

14h – Relatos de Boas Práticas

AUDITÓRIO PRINCIPAL - Eixo 1: Inclusão e Diversidade
Mediador: Anderson Paulino da Silva
Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos sobre a Riqueza e a Estratificação Social (CERES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estratificação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, desigualdades e educação superior.

AUDITÓRIO DO BLOCO C - Eixo 2: Tecnologia e Inovação
Mediadora: Carla Sena
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ProPEd/Uerj). Pós-Graduada em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Graduação em Letras-Português/Inglês e em Letras-Português/Literaturas pela UFF.
É Assessora de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Educação de Niterói, acompanhando o trabalho pedagógico com formação de professores para utilização das mídias e das tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação de Niterói.
Atua na Educação Básica, nas áreas de Tecnologia Educacional e de Letras (com ênfase em Língua Portuguesa), robótica, animação digital, formação de professores, mídias e tecnologia na educação.

MINIAUDITÓRIO - Eixo 3: Linguagens
Mediadora: Dilma Alexandre Figueiredo
Mestre em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação e Licenciatura em Letras Português/ Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus São Gonçalo).
Tem experiência na área de ensino/aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira.

NUPEC - Eixo 4: Projetos e Programas
Mediadora: Giselle da Motta Gil
Doutora em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Professora de Espanhol e Língua Portuguesa/Literatura Brasileira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus São Gonçalo).
Seu foco de pesquisa recai sobre Práticas de Linguagem, Discursividade e Trabalho do Professor.

15h40min – ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Coffee Breack

16h – AUDITÓRIO PRINCIPAL
Reconhecimento dos relatos das Boas Práticas

16h20min – AUDITÓRIO PRINCIPAL
Mesa “As Relações Intersetoriais para Valorização da Educação Pública”

Prof. Dr. Jailson de Souza e Silva
Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Fundou o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, foi Secretário de Educação de Nova Iguaçu e Subsecretário Executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutor em Sociologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica, e pós doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York.
Tem experiência uma série de pesquisas e trabalhos publicados na Estudos e Políticas Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, favelas, periferias, violência, educação e tráfico de drogas.

Profa. Dra. Eveline Bertino Algebaile
Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Políticas Públicas e Educação, integra o corpo docente da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, nas áreas de Trabalho e Educação e de Políticas Públicas e Movimentos Sociais, com Pós-Doutorado na Universidade de Valência, Espanha (Bolsa Capes 2009-2010).
Tem experiência na área de Políticas Públicas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas nos contextos capitalistas dependentes; política social e educação pública; formulação, implementação e expansão de políticas referidas a direitos. Procientista UERJ e pesquisadora do Programa de Internacionalização Capes PrInt do PPFH/UERJ.

Profa. Dra. Cristiane Gonçalves de Souza
Superintendente de Desenvolvimento de Ensino e Coordenadora da Assessoria Especial de Articulação Pedagógica da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME). Foi coordenadora do Núcleo de Ações Integradas (NAI) na FME, onde atuou no desenvolvimento de formação continuada para professores nas temáticas da diversidade: relações étnico-raciais e relações de gênero e sexualidade.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj/Proped), pela linha “Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas de currículo e formação docente, atuando principalmente nos temas: relações étnico-raciais, currículo e formação de professores. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em História das Relações Internacionais (UERJ).

Mediador: Wilson Santos de Vasconcelos
Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE. Graduado em Ciências Sociais pela UFF.
Com experiência nas áreas de Educação, Juventude, Trabalho, Justiça Criminal, Segurança Pública, Violência e Criminalidade.
Foi professor-tutor no curso do mestrado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atua nas áreas de Justiça Criminal, Violência urbana, Demografia, Sociologia, Metodologia de Pesquisa e Teoria Política através de grupos de pesquisa, escolas e projetos acadêmicos.

17h40min – Espaço para discussão

18h – Encerramento

3 comentários:

  1. Boa noite!!!
    Estou tentando me inscrever para apresentação de trabalho e nao consigo. Ha algum problema no link.
    Me chamo Celso Ramos e goataria muito de participar do evento.
    celsoramos@id.uff.br

    obrigado

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  2. Estou tentando me increver e nao estou conseguindo. gostaria de apresentar trabalho.
    Celso Eduardo Santos Ramos
    celsoramos@id.uff.br
    Colegio Brigadeiro Castrioto


    EIXO 4 Projetos

    Implementação do Trabalho de Co clusão de curso TCC no Ensino Médio. Colégio Brigadeiro Castrioto (CEBRIC). Esse trabalho é desenvinvido naquilo que conhecemos como NÚCLEO ARTICULADOR pois a escola é de horario integral. No componente PROJETO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO o aluno escolhe um tema para desenvolver e escolhe seu orientador entre os professores da casa que aceitam participar e ao longo do ano confecciona seu artigo que ao final defende seu trabalho diante de uma banca constituida pelos professores. Esse projeto nasceu do esforço e da criatividade dos professores que adaptaram as orientações originais sem desrespeitar o marco conceitual, qual seja, orientação profissional. Entendemos, também, que a pesquisa desenvolve uma nova forma de aluno estabelecer uma relação aprendizado bem como encontra outras formas de incorporar o conhecimento ao mesmo tempo em que se familiariza com os procedimentos acadêmicos com os quais ele terá contato em um futuro muito próximo.

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  3. A inscrição de Boas Práticas foi até o dia 03 de abril

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