sexta-feira, 30 de agosto de 2019



O movimento #TamoJunto9º ano agradece aos convidados e parceiros que compareceram a 3ª edição da Manhã do Futuro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer em Niterói no dia 22 de agosto. Evento reuniu mais de 300 alunos de escolas públicas municipais de Niterói, com oficinas culturais e atrações artísticas.

A abertura do evento contou com a fala de representante das instituições articuladoras, onde puderam enfatizar a agenda propositiva e incentivar os jovens a acompanharem as ações do movimento. O #TamoJunto9ºano é liderado pelo Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) e integrado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED -SG), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus São Gonçalo e Paiol Cultural. 

                          


Durante as atividades, os alunos visitaram estandes com diferentes instituições públicas de Ensino Médio situadas no município de Niterói e São Gonçalo, e também assistiram a apresentações artísticas de diferentes temáticas, entre elas estão o show da cantora Zell Palmar, apresentações de dança, peças teatrais e oficinas de cultura maker; meio ambiente e energias renováveis; capoeira; street dance e cinema. 





"Assim como o Dia do Futuro, evento realizado em julho e que reuniu grande parte dos estudantes da rede pública municipal de São Gonçalo, o encontro em Niterói tem uma programação focada em criar mecanismos eficazes de comunicação com os jovens sobre educação e cultura e demonstrar a importância da continuidade nos estudos. O Manhã do Futuro proporciona diálogo, informação e orientação aos alunos com formato que valorizem o debate, a criatividade e o intercâmbio entre os jovens, partilhando suas trajetórias e perspectivas de futuro", comenta Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA. 

Manhã do Futuro promoveu, também o lançamento de um vídeo participativo produzido por jovens estudantes da rede pública, que integram o eixo de comunicação do movimento #TamoJunto9ºano. Eles contaram detalhes de suas trajetórias e debateram as perspectivas futuras. 



O movimento #TamoJunto9ºano propõe uma agenda que articula organizações públicas e privadas de Niterói e São Gonçalo. Entre os principais objetivos está a realização de ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais dos jovens que estão na transição do 9º ano do ensino fundamental para o ensino médio em escolas públicas de qualidade. É fruto de parcerias intersetoriais e, portanto, uma organização plural e, acima de tudo, suprapartidária que tem como princípios norteadores: a valorização do protagonismo juvenil e da educação pública de qualidade; o diálogo e escuta nos processos participativos; e a transparência nas pactuações entre público e privado.

Os apoiadores em mobilidade dessa edição da Manhã do Futuro foram a viação Mauá e a autoviação Santo Antônio.

0 comentários:

Postar um comentário