Fonte: Comunicação IJCA |
Movimento reúne organizações de Niterói e São Gonçalo em prol da
educação pública
Representantes do poder
público, instituições de ensino, organizações sociais e privadas de São Gonçalo
e Niterói pactuaram a agenda propositiva
#TamoJunto9ºano 2017. O encontro foi realizado no Campus São Gonçalo do
IFRJ, no dia 7 de abril. Durante a reunião, foram debatidos as principais metas
da agenda e exibido o Vídeo Participativo Tarde do Futuro, produzido por
adolescentes em 2016. O movimento que tem como propósito articular ações em
conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes em fase
de transição para o ensino médio.
O
#TamoJunto9ºano é organizado a partir do engajamento de diferentes atores
interessados em melhorar a educação pública. "É
importante reconhecer que a sociedade como um todo, em seus diferentes setores
(grupos, organizações entre outros) vem se sentindo impelida no intuito de
empreender esforços para a mudança dessa realidade, o que deve ser reconhecido,
valorizado e fortalecido", afirma Adriano Oliveira, coordenador do curso
do Pró-Técnico e professor de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio De Janeiro (IFRJ).
De
acordo com o secretário de Educação de São Gonçalo, Diego São Paio, as
parcerias entre entes privados
e públicos são instrumento importantes de concretização da educação de
qualidade em muitos países. Para o secretário, desta forma é possível obter
resultados mais eficientes, a um custo e prazos menores. "Nosso objetivo é
sempre levar educação de qualidade para as nossas crianças e adolescentes. A
educação é considerada um fator crítico para o desenvolvimento econômico,
político e social em qualquer lugar. Essa parceria abre muitas portas, porque
tendo esse reforço e conquistando a vaga em uma escola que vai preparar eles
durante todo ensino médio para o vestibular, esses alunos têm uma chance maior
de aprovação nas universidades federais", argumenta.
O secretário
lembra que as vagas nas unidades de ensino federais, técnicas e militares são
muito disputadas, inclusive por alunos da rede particular. Porém, os
preparatórios realizados na rede pública já apontam resultados. " Esse
ano, nove alunos nossos da rede, que participaram do projeto em 2016, foram
aprovados no Pedro II e nos colégios de aplicação da UFF e da Uerj. Esses
alunos vêm sendo preparados desde cedo na nossa rede, e essa parceria foi uma
forma de aumentar as chances dos alunos da rede municipal de conquistarem uma
vaga de ensino médio em escolas de excelência", afirma Diego São Paio. No Instituto
JCA os resultados do preparatório realizado em 2016 também são animadores.
Trinta e dois alunos oriundos de escolas públicas ingressaram em organizações
de excelência como Pedro II, IFRJ, Escola Brasil-França e Brasil-China.
Para Aline
Javarini, diretora de 3º e 4º ciclos no setor de gestão pedagógica do ensino de
6º a 9º ano da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia /
Fundação Municipal de Educação de Niterói, o movimento é relevante
principalmente pela possibilidade de divulgação de caminhos e oportunidades
para os alunos do 9º ano. No entanto, argumenta, o desafio vai além.
"Divulgar as oportunidades já existentes é um movimento fundamental, porém não suficiente. As
oportunidades já existentes normalmente disponibilizam poucas vagas, o que
configura um atendimento muito restrito. Assim, o principal desafio para o
movimento se configura não só como a ampliação da quantidade de jovens que
tomam conhecimento das oportunidades disponíveis, mas também o de reunir
parceiros e mobilizar esforços no sentido de aumentar tais oportunidades",
afirma.
De acordo com Adriano
Oliveira, entre os principais desafios na educação está o de vencer a triste
realidade da evasão escolar. "Estima-se, segundo dados de 2016, do IBGE e
do MEC, que 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos deixaram a escola sem
concluir seus estudos, dos quais 52% nem terminaram o ensino fundamental.
Pensando nesses dados alarmantes e no sonho que nós, educadores, temos de ver
um Brasil cada vez menos desigual, com jovens e adultos aumentando seus níveis
de letramento e escolarização, temos que reconhecer que toda a ajuda é
bem-vinda", destaca. Aline Javarini argumenta na mesma linha: "Vejo
essa iniciativa como uma forma de combate à evasão escolar silenciosa, porém
numerosa, dos jovens e adolescentes nessa passagem para o ensino médio. Além
disso, são estratégias que se direcionam na qualificação do ensino para maior
justiça na disputa por vagas no ensino superior gratuito. São alternativas,
caminhos, oportunidades, enfim, esperança para nossos jovens", finaliza.
Confira a Agenda Propositiva 2017 clicando Aqui ou acesse o link https://drive.google.com/open?id=0B6GyslJCrgNbaUJiUVRHbzRoSDA
Por Comunicação IJCA
03/05/17
03/05/17
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