quarta-feira, 3 de maio de 2017

Fonte: Comunicação IJCA


Movimento reúne organizações de Niterói e São Gonçalo em prol da educação pública

Representantes do poder público, instituições de ensino, organizações sociais e privadas de São Gonçalo e Niterói pactuaram a agenda propositiva  #TamoJunto9ºano 2017. O encontro foi realizado no Campus São Gonçalo do IFRJ, no dia 7 de abril. Durante a reunião, foram debatidos as principais metas da agenda e exibido o Vídeo Participativo Tarde do Futuro, produzido por adolescentes em 2016. O movimento que tem como propósito articular ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes em fase de transição para o ensino médio.

O #TamoJunto9ºano é organizado a partir do engajamento de diferentes atores interessados em melhorar a educação pública. "É importante reconhecer que a sociedade como um todo, em seus diferentes setores (grupos, organizações entre outros) vem se sentindo impelida no intuito de empreender esforços para a mudança dessa realidade, o que deve ser reconhecido, valorizado e fortalecido", afirma Adriano Oliveira, coordenador do curso do Pró-Técnico e professor de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio De Janeiro (IFRJ).

De acordo com o secretário de Educação de São Gonçalo, Diego São Paio, as parcerias entre entes privados e públicos são instrumento importantes de concretização da educação de qualidade em muitos países. Para o secretário, desta forma é possível obter resultados mais eficientes, a um custo e prazos menores. "Nosso objetivo é sempre levar educação de qualidade para as nossas crianças e adolescentes. A educação é considerada um fator crítico para o desenvolvimento econômico, político e social em qualquer lugar. Essa parceria abre muitas portas, porque tendo esse reforço e conquistando a vaga em uma escola que vai preparar eles durante todo ensino médio para o vestibular, esses alunos têm uma chance maior de aprovação nas universidades federais", argumenta.

O secretário lembra que as vagas nas unidades de ensino federais, técnicas e militares são muito disputadas, inclusive por alunos da rede particular. Porém, os preparatórios realizados na rede pública já apontam resultados. " Esse ano, nove alunos nossos da rede, que participaram do projeto em 2016, foram aprovados no Pedro II e nos colégios de aplicação da UFF e da Uerj. Esses alunos vêm sendo preparados desde cedo na nossa rede, e essa parceria foi uma forma de aumentar as chances dos alunos da rede municipal de conquistarem uma vaga de ensino médio em escolas de excelência", afirma Diego São Paio. No Instituto JCA os resultados do preparatório realizado em 2016 também são animadores. Trinta e dois alunos oriundos de escolas públicas ingressaram em organizações de excelência como Pedro II, IFRJ, Escola Brasil-França e Brasil-China.

Para Aline Javarini, diretora de 3º e 4º ciclos no setor de gestão pedagógica do ensino de 6º a 9º ano da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia / Fundação Municipal de Educação de Niterói, o movimento é relevante principalmente pela possibilidade de divulgação de caminhos e oportunidades para os alunos do 9º ano. No entanto, argumenta, o desafio vai além. "Divulgar as oportunidades já existentes é um movimento fundamental, porém não suficiente. As oportunidades já existentes normalmente disponibilizam poucas vagas, o que configura um atendimento muito restrito. Assim, o principal desafio para o movimento se configura não só como a ampliação da quantidade de jovens que tomam conhecimento das oportunidades disponíveis, mas também o de reunir parceiros e mobilizar esforços no sentido de aumentar tais oportunidades", afirma.

De acordo com Adriano Oliveira, entre os principais desafios na educação está o de vencer a triste realidade da evasão escolar. "Estima-se, segundo dados de 2016, do IBGE e do MEC, que 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos deixaram a escola sem concluir seus estudos, dos quais 52% nem terminaram o ensino fundamental. Pensando nesses dados alarmantes e no sonho que nós, educadores, temos de ver um Brasil cada vez menos desigual, com jovens e adultos aumentando seus níveis de letramento e escolarização, temos que reconhecer que toda a ajuda é bem-vinda", destaca. Aline Javarini argumenta na mesma linha: "Vejo essa iniciativa como uma forma de combate à evasão escolar silenciosa, porém numerosa, dos jovens e adolescentes nessa passagem para o ensino médio. Além disso, são estratégias que se direcionam na qualificação do ensino para maior justiça na disputa por vagas no ensino superior gratuito. São alternativas, caminhos, oportunidades, enfim, esperança para nossos jovens", finaliza.


Confira a Agenda Propositiva 2017 clicando Aqui ou acesse o link https://drive.google.com/open?id=0B6GyslJCrgNbaUJiUVRHbzRoSDA

Por Comunicação IJCA
03/05/17


03 May 2017

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